sábado, 30 de abril de 2011

1 - Da Itália ao Brasil - "FAMÍLIA SEVERINI"


 
Da Itália ao Brasil
 
Família Severini

Este trabalho é dedicado aos nossos valorosos e honrados antepassados, que, no final do século XIX, munidos somente de sonhos e esperança, reuniram seus filhos, alguns poucos pertences e deixaram a cidade de Borgia na Província de Catanzaro, Calábria na Itália.

Lançando-se em direção ao desconhecido, empreendendo longas viagens em frágeis vapores de carga rumo a esta terra chamada Brasil.

A todos eles nossas homenagens, nossa saudade e o compromisso de levar às gerações futuras o seu exemplo 
 


                   
                                                  "Passaporto" 
                                            Pietro Antonio Severini

Prólogo

A vida é o nosso maior tesouro, mas é passageira. Um dia vem à morte, o único evento comum a todos, que iguala reis e plebeus, fazendeiros e camponeses, ricos e pobres, todos voltam ao pó do qual somos formados.

Das existências vividas restam apenas as obras e as memórias, que serão tesouros efêmeros para os que ficam, que por fim também se vão, e assim também as gerações seguintes...E a névoa do passado acaba por encobrir a história daqueles a quem devemos a nossa existência.

Mas, desde o maior conquistador ao mais humilde lavrador, todo ser humano que vive dignamente do seu trabalho e com ele oferece aos seus filhos a oportunidade ímpar de existir, merece o reconhecimento e a admiração das gerações futuras.

Estas vidas, com todos os seus sonhos, emoções, alegrias e tristezas, fazem parte da aventura que permitiu estarmos hoje aqui.

Se deixarmos que as suas memórias morram, estaremos enterrando uma parte de nós mesmos; uma parte que está nos nossos genes, na nossa aparência, na nossa personalidade.


OBJETIVO

O objetivo deste trabalho foi não apenas registrar a história de uma família, mas homenagear todos os imigrantes que com coragem e luta dedicaram as suas vidas para prover dias melhores aos seus filhos.

Uma homenagem a todas as famílias que não possuem raízes em linhagens de nobres nem títulos ou brasões medievais uma homenagem aqueles cuja nobreza vem do valor do trabalho árduo de seus braços e cuja coragem não é atestada por títulos, mas pela disposição de nunca parar de lutar.

Uma homenagem a todos os que deixaram obras e memórias que não constam dos livros de história, mas são partes valiosas da grande aventura humana que proporcionou nossa existência hoje.

Com este objetivo em mente, este trabalho se baseia na história de uma destas famílias. Uma família cuja história e cujo nome os seus integrantes, de hoje em diante, terão o privilégio de poder conhecer, zelar e preservar.

Maria Concetta é filha de Francisco Dodaro e Catharina Acordaro, ela nasceu em Bórgia, Provincia de Catanzaro, Itália e faleceu dia 30 de Setembro de 1927 em Monte Azul Paulista – SP.  


ORIGEM

Procedente da cidade italiana de Borgia, na região da Calábria, a família SEVERINI iniciou a sua jornada. Em meio às dificuldades da Itália, um senhor de nome Pietro Antonio Severini deixou a sua amada Itália. Com seu trabalho construiu uma família com amor, dedicação e coragem. Por isso, nos últimos lampejos do século dezenove, partiu para um lugar distante chamado Brasil.


                          Pietro Antonio Severini e Maria Concetta Dodaro

 
Árvore Genealógica da Família SEVERINI no Brasil

TRONCO DA FAMILIA SEVERINI

O histórico deste tronco da família se inicia com o casal de imigrantes italianos.

Pietro Antonio Severini e Maria Concetta Dodaro.

Quando chegaram na cidade de Monte Azul Paulista em 1895. Esta nada mais era que uma colina em que ia ser fundado no ano seguinte exatamente no dia 29 de Junho 1896 a cidade ou povoado com o nome de São Bom Jesus do Avandavinha.


Três anos mais tarde em 1899 passaria ter o nome de São Bom Jesus do Monte Azul e no ano seguinte 1900 o nome de Monte Azul.

Em 1944 adotou o nome de Monte Azul do Turvo e também conhecida como Itassugui, passado quatro anos já em 1948 passou a ter o nome de Monte Azul Paulista.

P.S. mais adiante narraremos mais sobre Monte Azul Paulista.


O nome "SEVERINI

 Ao chegarem ao Brasil, os Severini foram vítima de uma prática que, embora absurda e desprovida de critérios era muito comum na época - o "aportuguesamento" dos nomes quando os imigrantes retiravam seus documentos de estrangeiros.

Foi por causa desta prática que o nome SEVERINI passou a constar como "SEVERINO" e, por muitas décadas, este foi o único sobrenome conhecido pelos descendentes.


Esta é a história da Família SEVERINI
Genealogia da família Severini
Genealogia e também conhecido como “A ciência da história da família

Esta é a história da Família SEVERINI

Pois tem como objetivo desvendar e registrar a origem historia e cultura de famílias através do levantamento sistemático de seus antepassados e descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter familiares, tal levantamento pode ser forma ascendente ou descendente.

Existem dois tipos de árvores genealógicas A ascendente e a descendente, este livro aborda a árvore genealógica descendente, partindo da pessoa mais velha encontrado ate o momento.

A idéia predominante e a de que a árvore genealógica parte de um único tronco e vai se abrindo em galhos e estes galhos em outros galhos e assim sucessivamente pelas gerações familiares futuras.

Já estando a nossa família Severini a andar pela sexta geração aproximadamente 113 anos de existência no Brasil.

Pietro Antonio Severini e Maria Concetta Dodaro

    -  Filhos  
41   -  Netos
115  – Bisnetos
158 – Trinetos
47  –  Tataranetos (ate a presente data) Agosto de 2007


Dedicatória e Agradecimentos

Com o mais profundo respeito pela vida e pela memória dos meus familiares que escrevo estas palavras e as dedico aos que foram e aos que são os meus maiores inspiradores:


Fontes de Informação


Este trabalho foi iniciado com a recuperação, na Itália, de documentos originais de Pietro Antonio Severini e Savério Rosário Severini.

Também Foram realizadas pesquisas em livros de história e na Internet sobre o contexto histórico dos eventos narrados, o que permitiu a consistência do cenário e a explicação para vários dos acontecimentos relatados.

Buscou-se a informação mais precisa e confiável possível e serão bem-vindas todas as informações adicionais, correções e críticas recebidas dos que se dedicarem à leitura destas páginas.


Mensagem de Agradecimentos aos Colaboradores

Agradeço todos aqueles que, seja por meio do envio de nomes, datas, fotos, informações, sugestões, críticas, reconhecimentos e incentivos.

Felizmente, para idealização deste projeto, sempre contou com a ajuda da minha prima Fátima Regina Giannasi Severini, fruto da sua colaboração e de muitos familiares que abraçaram o espírito do resgate de nossas raízes e se dispuseram um pouco de seu tempo.

Fátima, "Obrigado por sua atenção e carinho dedicado neste trabalho"

Através desta mensagem, quero agradecer.
Quero que saiba que sua ajuda foi de grande valor.

E quero que saiba que pessoas tão especiais como você estão sempre prontas para fortalecer a união da família

Jamais um empreendimento deste porte poderia ser implementado individualmente.

E com grande alegria que o faço, porque acredito que para compreender quem somos é necessários que conheçamos a nossa história; que façamos as descobertas necessárias em relação às gerações anteriores às nossas e que revivamos nossas origens.


Saúde, Paz e Felicidade a Todos Nós!

Pietro Antonio Severini (IN MEMORIAN), meu bisavô paterno, nosso patriarca, que partiu para um mundo desconhecido para dar aos seus filhos a educação e a esperança que ele não pôde receber dos seus pais.

Eu não tive o privilégio de conhecer sigo o exemplo da coragem de enfrentar um grande desafio movido pelo amor à família.

Savério Rosário Severini (IN MEMORIAN), meu avô  paterno, um grande mestre que muito ensinou a todos os seus filhos e netos.

Das memórias que guardo dele, são testemunho de meus pais e tios, sigo o exemplo de trabalho árduo e esmerado cuidado com tudo o que fazia





Nilo Severini, (IN MEMORIAN), meu pai, e Maria de Lourdes Severini minha mãe, que são minha fonte maior de orgulho e motivação.

Espero viver a minha vida à altura de tudo o que eles fizeram por mim e por meus irmãos, com seu amor e abnegação, sempre dispostos a tirar o pão do seu próprio prato para garanti-lo aos seus filhos, aos quais dedicaram toda a energia de suas vidas.


Dele eu sigo o exemplo das maiores qualidades que um homem pode ter em sua vida: dedicação, responsabilidade e honestidade. - Dela, com seu sorriso de mãe, seu gênio irrequieto e seu espírito disposto, aprendi a nunca parar de sonhar com um amanhã melhor e mais feliz.

Um agradecimento especial à minha esposa, Silvana Severini, a quem devo todo o apoio e entusiasmo que me foram decisivos neste projeto. A ela, pela dedicação e orgulho que expressa por fazer parte desta história, o meu amor eternamente.

Finalmente, este trabalho é dedicado a todos os familiares Severini e que, hoje e nas próximas gerações tiverem a iluminação de valorizar, preservar e continuar esta história, sustentando os valores deixados por nossos antepassados.

(Continuação)
     ----------------------------------------                           
                    

      Antonio Severini, Abril de 2011 
                                   
  
   Saúde, Paz e Felicidade a Todos Nós

31 comentários:

  1. olá sou Raphael Jardel SEVERINO Filho estou atras de informações de meus antepassados e talvez você possa me ajudar tenho uma arvore genealógica mas ainda não consta os nomes que vi no seu blog poderíamos entrar em contato para cruzar informações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Raphael, eu também estou montando a genealogia dos Severino, vieram de Morano Calabro para Porto Alegre no final de 1923, talvez possamos trocar alguma informação. Abçs.

      Excluir
    2. Olá! Me manda uma mensagem por email para vermos se temos alguma ligação pelo sobrenome! Também estou tentando criar minha árvore genealógica

      Excluir
    3. bom dia MEU. NOME É JAIR SEVERINO SOU DE POCOS DE CALDAS MG MEU AVÓ. SEU NOME É JOSE SEVERINO sua origem e de campestre mg

      Excluir
  2. Olá, meu nome é junally silva Severino. Também estou tentando montar minha árvore genealógica mas não tenho muitas informações sobre meus avós paternos , alguém pode me ajudar? Quero saber onde posso encontrar os nomes dos meus parentes Meu email para contato: junallyb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, também tenho Severino como sobtenome. O quão comum é esse nome para se propagar tanto? Teriam todos a mesma descendência? Curiosa sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Ola meu pai se chama Eladio severino de figueiredo, lembro que seu avô era sapateiro queria muito saber a arvore geneologica dele

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.Meu nome é Maria Aparecida de Sá Severino, meu pai Genario Jorge Severino,também gostaria de saber a verdadeira origem dos meus antepassados.

    ResponderExcluir
  6. Ola;gostaria de saber mais sobre a familia severino,e saber se eu tenho grau de parentesco!desde já agradeço!Fernando Donizeti Severino

    ResponderExcluir
  7. Prezado Antonio Severini,

    Boa noite

    Recentemente, estive buscando as origens italianas de Eduardo Severini, cuja família se estabeleceu em Poços de Caldas MG. Ele me disse que o antepassado dele imigrou de Borgia para Monte Azul SP, mas não soube precisar o nome.

    Encontrei sua página na internet com uma grande quantidade de informações e avisei meu amigo de que é muita coincidência. Assim, resolvi fazer algumas pesquisas sobre a origem de Pietro Antonio Severini e encontrei dois arquivos que podem ser de seu interesse, que são:

    - a certidão de matrimônio de Pietro Antonio Severini e Maria Concetta Dodaro
    - a proclama (pubblicazione) em italiano do referido casamento

    A leitura do texto original de ambos os arquivos pode revelar detalhes escondidos. Os arquivos foram enviados para seu email.

    Espero que minha contribuição seja útil para sua pesquisa.

    Abraços e respeitosamente

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Também tenho Severino como sobrenome. Na verdade minha família toda carregada esse sobrenome.Ex:Eu, Reginaldo Severino Sobrinho; Irmão, Jerônimo Severino neto; Avó, Anna Custódia Severino; Pai, Reinaldo Custódio Severino e por aí vai. Será que tenho alguma ascendência européia?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, se alguém quiser entrar em contato comigo. Também sou Severino, a família é grande mas é única vinda da Itália! Meu e-mail pra trocar informações: danielseverino.hsp@hotmail.com whats: 31987738250 Sou de Ravena MG, moro em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  10. Minha vo já falecida tinha o nome de Ana Severina de Loiola não a conheci, mas tenho muita curiosidade em saber se ela é de origem Italiana, ele viveu na cidade de Cuba e ferros em minas gerais. Como faço pra desvendar está história. Outro detalhe é que todos que a conheceram falam que eu pareço muito com ela e que são aparentemente características físicas de Italianos. Alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  11. Eu também sou um Severino Carlos Eduardo Severino meus avós eram de juiz de fora Minas gerais

    ResponderExcluir
  12. olá.
    meu nome é Beatriz Sverino. meu avô, Agenor Severino.
    minha família é na sua maioria de Resplendor Minas Gerais.
    alguém que possa me auxiliar

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Josafá Severino dos Santos, meu pai Josué Severino dos Santos, ele nasceu em Pato no Estado da Paraíba, meu avô Manuel Severino dos Santos, gostaria de saber se tenho essa linhagem Italiana.

    ResponderExcluir
  14. Eu gostaria de saber sobre meus parentes meu avô tinha o sobrenome de Severnini, eu queria saber sobre Minh a árvore genealógica.

    ResponderExcluir
  15. Tenho Severino no nome e meus familiares são de Pernambuco, gostaria de saber se tenho essa descendência italiana. Meu e-mail,: lailsonmelo856@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, tenho Severino no nome,assim como meus pais e meus avós.Gostaria de saber mais sobre a origem da minha família. Meu e-mail é: analuizafr8@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Damiele Severino, meu pai se chama Marino de Jesus Severino, ele não conheceu seu pai, que voltou para Portugal meu avô David Severino, não temos contato e muito menos conhecemos alguma familiar.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Damiele Severino, meu pai se chama Marino de Jesus Severino, ele não conheceu seu pai, que voltou para Portugal David Severino, não temos contato e muito menos conhecemos alguma familiar. Meu e-mail é damiele.severino93@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Estou surpresa e feliz por encontrar tantos "Severinos" por aqui, eu também sou.Também gostaria de contribuir para nossas buscas de informacoes. Gratidão
    Meu contato: franjornalistalp@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. boa noite meu nome Giovanni baliza Severino meu pai si chamava Cosme manoel Joaquim Severino - filho de manoel Joaquim Severino e Paulina da silva Severino

    procuro parentes que saiba o nomes de meu bisavós e sua origem

    contado giovanniavalon@hotmail.com
    wahts 013 9820133196

    ResponderExcluir
  21. Procuro por minha bisavó Rosa troki e também scanavac meus parentes

    ResponderExcluir
  22. Olá gente meu sobrenome tbm é severino
    Ingrid Severino
    Quero saber dos meus antecedentes
    Se tenho origem italiana
    Nome da minha avó é Maria severino de sousa
    Se alguém quiser entra em contato comigo através do meu email: ingridseverino3@gmail.com

    Queria descobrir se tenho familiares pelo Brasil a fora.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a todos os Severinos do Brasil.Sou Tulio Severino filho de Duílio Severino que é filho de Rafaele Severino vindo de Morano Calabro ,calabria Itália . Rafaele Severino vindo de Morano chegou em Porto Alegre antes de 1920 morou na rua dos Venezianos, constituiu família numerosa, na rua José do patrocinio em Porto Alegre deixou propriedade que se ergueu prédio que recebe em sua homenagem o home Dom Rafaele . Avante 41 997737336 .

    ResponderExcluir
  24. Sou da familia Severini de Batatais (SP), meu avô chamava-se Felippe Severini. teve 08 filhos que migraram para a cidade de São Paulo, somente 01 permaneceu em Batatais,

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. também sou um Severino, Benedito Alexandre Severino, meu avô foi Sebastião Feliciano Severino, viveu em Brasópolis-MG, minha avó contava história da vinda de seus pais e tios da Europa.

    ResponderExcluir
  26. Alguém tem notícias dos Severino na região de Formiga minas gerais?

    ResponderExcluir
  27. Meu pai se chama Mario Severino Barbosa de Patos De Minas

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, estou fazendo uma pesquisa sobre a vida de Marlene Rossi Severino Nobre, filha de Pedro Severino Jr. e Ida Rossi Severino. Será que vcs podem me ajudar com mais informações e fotos? Agradeço. No aguardo... meu telefone para ctt: 11 973204736

    ResponderExcluir